ACREDITAR E TRABALHAR

Paulo Beal

As urnas deixaram um recado: mudanças são necessárias

O ano que termina foi duro e exigiu muito trabalho dos empresários para superar a dormência da economia em decorrência de dois grandes eventos que pararam o País: a Copa do Mundo e as eleições.

O Brasil não ganhou o Hexa, o governo não conseguiu realizar o que planejou e a economia não cresceu. No entanto, os lojistas mostraram sua expertise e venceram as dificuldades. Na média, o comércio cresceu. Pouco, mas cresceu.

O ano começou com as posses dos governos estadual e federal reeleitos em 2014. E as notícias nas duas esferas são de que teremos menos investimentos e aumento nos impostos.

O que as urnas refletiram deve ser levado em conta pelas novas equipes de governo. Elevar impostos é impor novos sacrifícios ao empresariado e aos trabalhadores. Precisaremos usar o talento e a criatividade para vender mais e promover o crescimento da economia local.

Nesse aspecto, as entidades de classe devem se unir para superar as adversidades e vencer os desafios de um Brasil retraído que se desenha.

Por outro lado, os governos precisam entender o clamor por mudanças que tragam desenvolvimento: mais investimentos em infraestrutura, justiça fiscal, mais liberdade para trabalhar.

O Brasil é forte justamente por ter empresários de fibra que sabem enfrentar os desafios. Lojistas dos mais diferentes segmentos que amam esse País e não desanimam nunca.

Portanto, para ajudar a promover mudanças, participe das atividades empresariais.

Consulte o seu sindicato e utilize as ferramentas disponíveis para aprimorar sua equipe de trabalho. Cursos e treinamentos realizados pelo SENAC e SESC, órgãos do Sistema Fecomércio-PR, podem fazer a diferença. Acredite no seu negócio!  Feliz Ano Novo!