COMO CONSULTAR ARQUIVOS TRANSMITIDOS AO eSocial

postado em: Informações Empresariais | 0

Existem duas formas de o declarante consultar as informações transmitidas ao Ambiente Nacional do eSocial.

A primeira delas é acessar o Web Geral e fazer uma simples visualização individual de qualquer evento transmitido, podendo consultar qualquer item de tabela, todos os eventos periódicos e não periódicos.

A segunda opção é a solicitação dos arquivos XML dos eventos do Ambiente Nacional através de um “baixador” assíncrono, ou seja, uma ferramenta que viabiliza, sob demanda, a transferência (download) dos arquivos de determinado período do Ambiente Nacional para o usuário solicitante.

Nessa ferramenta, disponível no Web Geral, o usuário registra a solicitação de arquivos de determinado tipo/período e o eSocial disponibiliza o lote de arquivos que atendem esses critérios para o download do solicitante.

Os parâmetros para solicitação destes arquivos são:

  • cada pedido pode solicitar eventos de período de até a 35 dias;
  • podem ser registrados até 12 pedidos por dia; e
  • podem ser solicitados todos os eventos de cada período ou a solicitação pode ser filtrada por tipo de evento (tabela de rubricas, por exemplo), por trabalhador, por número de recibo ou por eventos enviados via aplicativo governamental (procEmi = 3, 4 ou 5).

Após registrado o pedido, ele é exibido na tela do Web Geral com um dos seguintes estados: “solicitado”, “em processamento”, “disponível para baixar” (quando o arquivo está pronto), “baixado” e “expirado” (depois de alcançado o tempo de guarda).

Fonte: Portal tributário – 19.07.22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 − quatro =